03-01-2005 5:20:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-6636831
Jacarta, 03 Jan (Lusa) - Vários países asiáticos começaram a trabalhar para criar um sistema de alerta de maremotos, de modo a evitar catástrofes como a de 26 de Dezembro último, que provocou 145 mil mortos, anunciou hoje o presidente indonésio, Susilo Yudhoyono.
"Com outros países, estamos a desenvolver um sistema de alerta para as catástrofes naturais e maremotos", afirmou Susilo Yudhoyono aos jornalistas.
O presidente indonésio acrescentou ter dado instruções à Agência para a Pesquisa aplicada à Tecnologia, um organismo estatal, e ao Gabinete de Geofísica de Jacarta para que trabalhem nesse projecto.
Actualmente não existe nenhum sistema de alerta avançado no Oceano Índico, onde, a 26 de Dezembro, ao largo da ilha indonésia de Samatra se registou um sismo que desencadeou vários maremotos que semearam a destruição no sudeste asiático e em alguns países de África.
Na semana passada, o primeiro-ministro australiano, John Howard, tinha indicado que a Austrália poderia auxiliar na instalação de um sistema de detecção de maremotos no Oceano Índico.
A Autrália fornece já informações ao Centro de Vigilância de maremotos no Pacífico, que no passado já permitiu prever com antecedência os maremotos provocados por sismos submarinos e assim salvar numerosas vidas humanas.
JPA.Lusa
Foto: Sandra Rocha/ kameraphoto
Neste blog, a kameraphoto pretende interpretar a actualidade através da fotografia. Para tal, utiliza imagens de arquivo. Da vasta quantidade de noticias disponíveis, escolhe com toda a subjectividade as que mais lhe interessam, no intuito de comentar o mundo com uma visão singular.
7 comentários:
era pra ser uma imagen mais condizente com o que procurava:de ma-re-mo-to!!!!!
Enviar um comentário