Search Kameraphoto Archive

Neste blog, a kameraphoto pretende interpretar a actualidade através da fotografia. Para tal, utiliza imagens de arquivo. Da vasta quantidade de noticias disponíveis, escolhe com toda a subjectividade as que mais lhe interessam, no intuito de comentar o mundo com uma visão singular.

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Óbitos: Portugal no topo dos países com mais mortes evitáveis

Óbitos: Portugal no topo dos países com mais mortes evitáveis - DN

Lisboa, 17 Jan (Lusa) - Portugal é dos países europeus com mais mortes evitáveis, de acordo com uma investigação que refere que em 2001 podiam ter sido evitados 36 mil óbitos, noticia hoje o Diário de Notícias (DN).
Segundo o estudo, elaborado por uma investigadora da Universidade de Coimbra, 35 por cento da mortalidade precoce (antes dos 65 anos) em Portugal poderia ter sido evitada tendo em conta as possibilidades existentes a nível preventivo e curativo.
Milhares de pessoas ainda podiam estar vivas caso tivessem tido acesso em tempo útil aos serviços médicos e se tivessem feito rastreios disponíveis, nomeadamente à hipertensão, colesterol e glicemia, bem como ao cancro do cólon, adianta o DN.
De acordo com a autora do estudo, Paula Santana, citada pelo diário, apesar de Portugal ter recursos, "há má utilização e algo que falha".
Ainda segundo a investigadora, os 36 mil óbitos evitáveis constituem um número muito elevado que se reflecte em custos ainda não contabilizados por nenhuma entidade, na "esperança média de vida do país e na produtividade".
"Quanto perde a economia portuguesa devido a este estado de saúde face à Europa?", pergunta o jornal.
O estudo parte da análise de 23 causas de morte que poderiam ter sido evitadas com outros cuidados de saúde ou com uma intervenção a nível primário.
Uma das principais conclusões do estudo revela que há maior mortalidade precoce nos homens do que nas mulheres, e também no sexo feminino há metade das mortes evitáveis das verificadas nos homens.
Como conclusão, a investigadora aconselha o redireccionamento das acções no melhoramento da oferta e do acesso aos cuidados de saúde aos grupos mais desfavorecidos - rurais, isolados e pobres.
De acordo com Paula Santana "as desigualdades no acesso aos serviços de saúde reforçam as desigualdades sociais e são em parte responsáveis pela disparidade no estado de saúde, principalmente no Norte, mas também em Lisboa e Vale do Tejo e Algarve".
SB.

Foto: Guillaume Pazat/ kameraphoto

K20030809GP008

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.fotoalternativa.net/fotos/000001/030779.jpg


:)