Search Kameraphoto Archive

Neste blog, a kameraphoto pretende interpretar a actualidade através da fotografia. Para tal, utiliza imagens de arquivo. Da vasta quantidade de noticias disponíveis, escolhe com toda a subjectividade as que mais lhe interessam, no intuito de comentar o mundo com uma visão singular.

terça-feira, maio 17, 2005

Mulheres: Quanto mais qualificadas mais prejudicadas nas remunerações - estudo

Lisboa, 17 Mai (Lusa) -
Mulheres: Quanto mais qualificadas mais prejudicadas nas remunerações - estudo
As mulheres portuguesas com maior escolaridade e qualificação profissional ganham pouco mais de metade do que os homens nas mesmas circunstâncias, revela um estudo que aponta "desigualdades graves" entre os géneros.
O estudo, do economista Eugénio Rosa, da CGTP, feito com base nos dados mais recentes do Ministério do Trabalho (referentes a 2002), conclui que "as desigualdades de remunerações entre homens e mulheres aumentam com o aumento do nível de escolaridade e de qualificação das mulheres".
Já o ganho médio mensal das mulheres com maior qualificação - quadros superiores - correspondia a 70 por cento do ganho médio mensal dos homens do mesmo grupo de qualificação, aponta o estudo.
O estudo conclui que o peso das mulheres no total de empregados (homens e mulheres) é tanto maior quanto maior é o nível de escolaridade: as mulheres representam 35,8 por cento do grupo com o primeiro ciclo do ensino básico, mas já representam 48,2 por cento do grupo de licenciados.
Entre a população empregada, as mulheres são já maioritárias em 12 das 16 áreas do saber: Letras e Ciências Religiosas, Ciências da Educação, Belas Artes, Direito, Administração das Empresas, Técnicas Comerciais, Jornalismo e Informação, Ciências Exactas, Ciências Físicas, Matemáticas e Estatísticas, Ciências Médicas e Saúde, e Indústria Transformadora.
As desigualdades entre homens e mulheres continuam a ser grandes, também em relação ao acesso ao emprego, refere Eugénio Rosa.
O autor do estudo considera que, tendo em conta que o nível de escolaridade e de qualificação das mulheres continua a aumentar, a desigualdade salarial constituirá um obstáculo sério ao desenvolvimento do país, pois impede a utilização plena das capacidades da maioria da população e gera sentimentos de grave injustiça social e económica.

Combater este tipo de discriminação, sobretudo no que respeita às mulheres que estão no ensino superior em áreas ligadas às ciências é o objectivo da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas que se apresenta publicamente em Lisboa na quinta-feira.

AL.

Lusa/Fim

Foto: Guillaume Pazat/kameraphoto
K20040609GP205

1 comentário:

Anónimo disse...

A imagem da utilização da burqa é uma tipificação, pelo post vemos que há outros véus, mais invisíveis, em países ocidentais, menos "explícitos" na dominação exercida sobre as mulheres.