Search Kameraphoto Archive

Neste blog, a kameraphoto pretende interpretar a actualidade através da fotografia. Para tal, utiliza imagens de arquivo. Da vasta quantidade de noticias disponíveis, escolhe com toda a subjectividade as que mais lhe interessam, no intuito de comentar o mundo com uma visão singular.

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Ucrânia.Medo de guerra civil volta a ensombrar país.

Viktor Ianukovich afirma haver 35 mil pessoas prontas a marchar sobre Kiev
A possibilidade de uma inversão nos resultados eleitorais volta a dar força à possibilidade de conflito armado no país
Caso Iuchtchenko saia vencedor das eleições do dia 26 de Dezembro, apoiantes do actual chefe de governo vão fazer tudo para impedir «um golpe de Estado»

RUI JORGE TROMBINHAS ( ACAPITAL)
A dez dias da terceira volta das eleições presidenciais da Ucrânia, o candidato oficial Viktor Ianukovich, anunciou que há cerca de 35 mil pessoas prontas a marchar sobre Kiev caso um golpe de Estado esteja iminente após a ronda eleitoral do dia 26 de Dezembro.
Ianukovich, que saiu vencedor do escrutínio presidencial realizado a 21 de Novembro, e que é o actual chefe do governo ucraniano, visitou ontem a cidade de Mykolaiev, no Sul do país, onde constatou a inscrição de centenas de voluntários em movimentos populares. Citado pela agência Lusa, Viktor Ianukovich afirmou: «Durante a crise laranja [a cor da oposição], eu não quis que fosse derramado sangue. Pedi aos mineiros que não marchassem sobre Kiev, para evitar confrontos. Hoje, é impossível travar o movimento popular nas regiões onde as pessoas começam a inscrever-se em listas de voluntários». De acordo com o candidato, mais de 300 organizações de voluntários já estão formadas e estão prontas a impedir um «golpe de Estado». Esta situação é tanto mais grave quando se assistiu à mobilização de milhares de apoiantes da oposição após o acto eleitoral. Desta forma, ganhe quem ganhar, uma guerra civil na Ucrânia pode estar iminente...

Foto: Pedro Loureiro/ kameraphoto


K20040129PL074

Sem comentários: