Search Kameraphoto Archive

Neste blog, a kameraphoto pretende interpretar a actualidade através da fotografia. Para tal, utiliza imagens de arquivo. Da vasta quantidade de noticias disponíveis, escolhe com toda a subjectividade as que mais lhe interessam, no intuito de comentar o mundo com uma visão singular.

quarta-feira, dezembro 22, 2004

Tropas britânicas devem ficar no Iraque pelo menos mais dez anos

Stephen Hird/AP

De acordo com a Comissão de Defesa da Câmara dos Comuns.
As tropas britânicas estacionadas no Iraque deveriam permanecer na região pelo menos mais dez anos, segundo uma comissão parlamentar que acabou de visitar a zona, informa o "The Independent". Estes deputados integram a Comissão de Defesa da Câmara dos Comuns.
"Vai demorar, pelo menos, entre dez e 15 anos" até que os soldados possam retirar-se. "É outro Chipre; os iraquianos não podem fazer frente à situação de segurança e não poderão fazê-lo durante anos", afirmou ao diário um destacado membro desse comité.
O ministério britânico da Defesa não definiu nenhum prazo de permanência no Iraque, se bem que admita que, provavelmente, deverão continuar no país durante um longo período.
O conservador Richard Ottaway, membro do Comité de Defesa, indicou, porém, que "vai ser necessário um compromisso contínuo das forças estrangeiras durante pelo menos dez anos".
Por seu lado, Mike Gapes, do Partido Trabalhista, admitiu que podem passar "vários anos" até que os soldados britânicos possam retirar-se do Iraque.
"Não estamos a falar de um compromisso de um ou de dois anos, mas de vários anos. Temos que decidir com honestidade que começámos e que temos de acabar", afirmou Gapes.

Cerca de dez mil soldados britânicos estão actualmente no Iraque e receberam ontem a inesperada visita do seu primeiro-ministro, Tony Blair.

Reformado ingles no Algarve.
Foto Guillaume Pazat/ kameraphoto

litoral1

Sem comentários: