Search Kameraphoto Archive

Neste blog, a kameraphoto pretende interpretar a actualidade através da fotografia. Para tal, utiliza imagens de arquivo. Da vasta quantidade de noticias disponíveis, escolhe com toda a subjectividade as que mais lhe interessam, no intuito de comentar o mundo com uma visão singular.

quinta-feira, dezembro 16, 2004

UE/Turquia: Negociações de adesão deverão durar dez anos - Durão Barroso

(LUSA)
Bruxelas, 16 Dez (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, estimou hoje em dez anos a duração das negociações de adesão da Turquia à União Europeia (UE), não antevendo a entrada daquele país antes de 2014.
"Hoje vai ser tomada uma decisão que considero histórica, que nos vai dar uma boa direcção e que vão decorrer concerteza dez anos para vermos o que se passa daqui até à conclusão das negociações", afirmou Durão Barroso antes da cimeira europeia de chefes de Estado e de Governo dos 25 Estados-membros, hoje e sexta-feira em Bruxelas.Os líderes europeus deverão tomar hoje uma decisão sobre o início das negociações com a Turquia para a entrada na UE. "Não faz sentido a Turquia entrar antes de 2014 porque vamos agora definir as Perspectivas Financeiras entre 2007 e 2013 e, se a Turquia entrar, como se deseja, será sempre depois do quadro comunitário de apoio", explicou ainda.Durão Barroso reafirmou ainda tratar-se de uma cimeira "histórica", considerando "ser tempo" para começar negociações "sérias, exigentes e com espírito de firmeza" com Ancara.Se, no final deste percurso, a Turquia cumprir as condições, então deveremos dizer sim. Mas compete dizer sim à Turquia e a Turquia dizer sim à Europa, mostrando que aceita verdadeiramente as condições deste clube", ou seja, reconhecer Chipre, acrescentou.

Foto: Guillaume Pazat/ kameraphoto

100_0972

Sem comentários: